quinta-feira, 26 de março de 2009

Unfair Trade

Ir ao supermercado em tempo de crise consegue ser mais doloroso que pequenos cortes feitos na mão com folha de papel. Não há canto, esquina, corredor que não esteja minado de sanguessugas vendedoras. Tive de parar e ser auscultada na ala dos iogurtes, dos queijos (aqui faço-me de parva e digo que não conheço nada com cara de lá em casa era mais marmelada) e várias vezes na ala da higiene. Não há Dalai Lama que aguente. Depois de ter sido posta a par de tudo o que é novidade capilar, encetei uma missão que se veio a verificar impossível, encontrar um espaço na superfície comercial que não fosse habitado por patinadoras, nem que para isso tivesse de levar o champô da marca Auchan. Já com a mão lançada à embalagem e determinada a correr até à caixa mais próxima como se a bomba fosse explodir em 5 segundos, uma voz doce irrompeu-me o ouvido para mal dos meus pecados. “Conhece a marca Nívea?”. Eu fiquei sem reacção, apenas pensei se seria aquele o lugar certo para me incendiar. E disse educadamente “sim, há muitos anos”, sorrindo, acrescentando que já levava o que queria.

Se eu conheço a marca Nívea? E há alguma coisa que os portugueses conheçam melhor do que a marca Nívea? Quem não foi besuntado na cara, nas mãos, no rabo, nas virilhas e nos pés com creme Nívea? Ninguém. Quem nunca combinou na praia, ao pé da bola Nívea? Quem nunca foi à praia. Eu cresci com a Cartilha do Ratinho, com as Belinhas e com creme Nívea. E se todas as noites tivesse de orar a alguém, seria ao senhor que inventou o creme Nívea. Mas lá em casa, orar nunca fez muito o nosso estilo. Nunca um sorriso por mim esboçado saiu tão ressequido como o que lhe lancei. Onde é que eu pus o creme? Creme? Creme é Nívea.


4 comentários:

Rui Silva disse...

Inês, para as pessoas que fazem o papel de "sanguessugas" o frete que te proporcionam chama-se "ganhar a vida".

Happinêss disse...

RS,

Eu já fui sanguessuga. Já fiz promoções tardes inteiras a marcas de cosmética no el Corte Inglés, na Av. de Roma e no Centro Colombo. Já vendi bonecos da Abraço, da APAV e da Ajuda de Berço, em Bombas de Gasolina e em supermercados. Eu sei o que é ser sanguessuga. Se reparasses melhor, não foi a profissão que eu parodiei, foi a pergunta que a moça, simpática que era, me colocou.

Um pouco mais de humor, afinal, é sexta-feira.

Leididi disse...

Ah ah. São chatos como tudo esses gajos das promoções. Eu tb já fui uma. Chatinhaaaa. Mas essa do creme nívea é muito boa. Eu queria muito que me perguntassem isso,oh se queria!

Rita disse...

O que seria de uma ida à praia em criança, sem ser besuntado com protector solar nívea, até ficarmos completamente brancos?