quinta-feira, 20 de março de 2008

And here's to you, Mrs. Robinson

Sábado à noite vi The Graduate, A Primeira Noite, um filme realizado por Mike Nichols, em 1967, que lhe valeu o Óscar de melhor realizador nesse ano, protagonizado por Dustin Hoffman e Anne Bancroft. Ora, se 7 e7 são 14 com mais 7 são 21, The Graduate tem 41 anos.

Benjamin Braddock (Hoffman), um jovem de 21 anos recém-licenciado, deixa-se seduzir por uma mulher mais velha (Bancroft, que na vida real era somente seis anos mais velha), amiga de longa data de seus pais, com quem mantém um caso por tempo determinado e por cuja filha se apaixona após o fim do transitório affair, que dá o mote ao conflito. À primeira vista, parece qualquer coisa que já passou no quarto canal, mas não. Inúmeras são as cenas que ficaram para a história do cinema, como o longo plano do perfil de Ben, no tapete rolante do aeroporto, ao som de The Sound of Silence, de Simon & Garfunkel. Ou a cena em que Ben atrapalhadamente virgem questiona as intenções de Mrs. Robinson, enquanto esta fuma sedutoramente um cigarro de perna traçada: “Mrs. Robinson, are you trying to seduce me?”. Ou aquela em que Mrs. Robinson trava de um cigarro, ele beija-a e só depois do beijo o fumo é soprado. Ou as introspecções de Ben no fundo da piscina. Ou a cena final em que Ben irrompe pela igreja onde, segundos antes, Katherine, a filha, casara e juntos fogem num autocarro, sem rumo. Ao longo do filme, podemos ouvir os mais famosos temas da dupla Simon & Garfunkel, seja Mrs. Robinson, The Sound of Silence ou Scarborough Fair.
Um clássico.
Yes, I am trying to seduce you.

5 comentários:

Leididi disse...

E esse filme arranja-se lá para as Alminhas?Emprestas, emprestas?

Happinêss disse...

offshoreee, leididuças!!! Vou já tratar disso com Alminha Marinuças que percebe muito bem essa linguagem que é o downloadês =) é fácil, fácil =) A Mary pode ir já comprando as pipocas =)

Anónimo disse...

Vai daí e comprei o raio do filme!...

Happinêss disse...

Dear anónimo,

Eu vou já avisando que caso não gostem não me coloquem uma bomba no carro, ok?

Lek disse...

...é o mais provável é "eles" não gostarem. Eu nem me atrevo a querer ver... mas isso sou eu. Só se me pedirem muito, muito...