segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

And the winner is…

Já lá vai o tempo em que ficava acordada até às seis e meia da manhã para assistir em tempo real à cerimónia da entrega dos Óscares. Desde que assumi compromissos de maior, vou para a caminha à hora do costume, porque este país não é para mocados em serviço (repare-se no trocadilho que quis fazer com o título do filme “No Country for Old Men”, forte candidato aos Óscares). Foram anos e anos, mais que uma década, a cumprir esse que para mim era um ritual. Até eu, no 68 5ºesq., ficava nervosa com a entrega dos prémios, sofrendo inclusivamente com a “derrota” dos meus favoritos. Os meus olhos ficavam arregalados perante o televisor; segundos antes do vencedor ser anunciado, os meus lábios em modo surdo adiantavam a decisão; as minhas mãos, caso a anunciação me realizasse, lançavam-se num “yes” erguido de palma cerrada. Pelas cinco da manhã, era ir beber um leitinho para me manter acordada, que aquelas categorias a meio da cerimónia quase me cerravam os olhos. No final, pensava no que diria caso recebesse um Óscar. Naquela altura, atiraria logo um “este Óscar vai para o meu país”, hoje, diria “troco o meu país, por este Óscar”. Estou a brincar.

Daqui a minutos, saber-se-á o veredicto. Só espero que não haja sangue no país que não é para velhos expiado pela Juno e pelo Michael Clayton.

9 comentários:

Lek disse...

Gostei particularmente do discurso do Jon Stewart durante a introdução do espectáculo, em que a dada altura o anfitrião diz: "Será que esta cidade precisa de um abracinho?!" Não pude deixar de me rir, principalmente com a conclusão "...para descomprimir pensamos em gravidez juvenil" Brilhante! Vida longa aos argumentistas.

mary disse...

também eu via os óscares, com algum muito esforço para não adormecer, mas deixei-me disso! Desta vez só queria mesmo que o Daniel Day Lewis ganhasse um, e pronto, 'tá feito!

Happinêss disse...

Eu adorei aquela parte em que o John Stewart colocou as três grávidas de serviço - Jessica Alba, Cate Blanchett e Nicole Kidman, naquela quadradinho com a imagem clássica dos que estão a ser anunciados e abrindo um envelope disse "And the Baby goes to... Angelina Jolie! She couldn't be here tonight because she didn't find 134 babysitters to look up for their children."
=)
E mesmo antes tinha dito "bom parece que temos uma mão cheia de grávidas... E ainda a noite começou..."

Sim, afinal sempre vi um bocadito da cerimónia, mas só até às 3h30..

Happinêss disse...

O Daniel Day-Lewis é um Senhor...
Já viram que nenhum actor vencedor é americano...

Lek disse...

Nenhum é americano? Já nem me lembro do ultimo que era. Pior do que um actor genuínamente americano, só um actor americanamente genuínizado.

Happinêss disse...

Bom, Lek, não teres dito "amaricadamente genuínizado"... =)

Lek disse...

Muito gosta a gente de gajos lunáticos donos de uma pronúncia esquisita que até dão bons actores e que tão bem encarnam temas profundamente americanos. Só pode dar em Oscar. O que eu quis dizer com isto?! é rever um filme chamado "Em nome do Pai". Parabéns Dani és grande.

Happinêss disse...

E rever "O Meu Pé Esquerdo"... Chiça, katéssemarrepia a penuge...

olivia disse...

gostei efectivamente da abertura do jon mas não posso opinar quanto ao resto:
1. não vi os óscares
2. não vi os filmes em questão
(excepto, claro, o sweeney todd, mas já manifestei a minha opinião...)

sim, o daniel merece sempre um óscar... que bonitão!